21 de Dezembro de 2016 | Fórum Cultural de Ermesinde
Organização, produção e programação da Dream Metaphor – Associação Cultural em parceria com a Associação Desportiva e Cultural Canários de Balselhas com apoios da Câmara Municipal de Valongo, Associação Grupo Caretos de Podence e Scuola Mirandesa de l Porto.
“Despedem o inverno e saúdam a Primavera, para os Caretos o Carnaval é um ritual entre o pagão e o religioso, tão natural como a passagem do tempo e a renovação das estações. Em Podence, concelho de Macedo de cavaleiros, todos os anos é assim…”
No momento actual mais que uma tradição, são o símbolo da Cultura Nordestina tornando-se um dos Grupos mais emblemáticos a nível Nacional.
Constituído em 1985 dentro de uma associação cultural, com o objectivo de preservar a tradição carnavalesca. O grupo assume-se como etnográfico, sendo constituído por cerca de 20 elementos todos homens, e por onde passam deixam um fascínio sedutor.
O seu curriculum é invejável a nível de participações nacionais e internacionais.
Em Portugal este Grupo tem percorrido o país de norte a sul nos mais diversos acontecimentos culturais e recreativos. São tema de investigação na área da Antropologia Cultural e Social, participando também nos mais diversos programas televisivos da actualidade.
A Scuola Mirandesa de l Porto é uma entidade vocacionada para o ensino, valorização e divulgação do património imaterial mirandês. A oferta formativa da Scuola compreende aulas regulares de danças e instrumentos tradicionais, bem como a realização de diversas iniciativas pontuais, nomeadamente cursos de iniciação à língua e cultura mirandesa, arraiais, concertos, oficinas e workshops, tertúlias, sessões de cinema, jantares temáticos, entre outras.
Os Zanganitos são seres fantásticos das lendas portuguesas, são uma espécie de duendes, familiares dos Trasgos e do Fradinho da mão furada, vivem nas casas das pessoas e fazem muitas traquinices.
Zanganitos, é uma nova criação de Dream Metaphor, apresenta-se como uma mistura de música tradicional, com arte circense e dança. É um espectáculo baseado em lendas portuguesas com origem circunscrita a uma cultura popular estritamente oral, inspirado no imaginário dos caretos e mascarados das tradições pagãs.
Os Zanganitos sairam à rua pela primeira vez no Entrudo em 2016 para fazerem tropelias e provocar as pessoas que os observam para assim haver interacção com o público e este se deixar contagiar pela música e entrar na dança e no espírito de diversão.
Depois da experiência nas ruas, os Zanganitos voltam para “casa” onde, segundo a lenda, vivem e estão habituados a fazer as suas traquinices. Assim, o espectáculo de rua transforma-se num espectáculo de palco mantendo, contudo, as suas características principais: a mistura da música de cariz tradicional com a arte circense e as danças tradicionais.
E para festajar a chegada do Inverno, os Zanganitos estreiam-se neste novo formato de espectáculo de palco com a Celebração do Solstício de Inverno!