Colectivo

O colectivo artístico Dream Metaphor é um grupo de artistas que, movidos pela paixão das artes do espectáculo, desenvolve o trabalho criativo da Associação através do cruzamento de diferentes linguagens artísticas.

Leonel Ranção

Licenciado e Mestre em Psicologia tem, paralelamente à sua actividade de psicólogo escolar, apostado na formação e realização de trabalhos ligados às artes performativas. Aprendeu gaita de foles com Ricardo Coelho (Pé na Terra, Criatura…), frequentou diversas oficinas e workshops de Teatro (Teatro Ensaio, Teatro Art’Imagem), Teatro do Oprimido (ESMAE, NTO-Braga) e Clown (com Matteo Cifariello, Hugo Vieira, Pedro Fabião e Rodrigo Malvar), iniciou aulas de teatro regulares na Napalm_ctdca em 2012 e actualmente frequenta aí o Laboratório Teatral. Fez pós-graduação em Teatro e Comunidade na ESMAE. Tem colaborado com o Teatro Art’Imagem nas áreas de fotografia, vídeo e som. Actualmente tem também aulas de percussão tradicional mirandesa com Alexandre Meirinhos (Galandum Galundaina) na Scuola Mirandesa de l Porto.

Marta Oliveira

Exercendo a atividade de Analista de Sistemas na área de Sistemas de Informação e sendo licenciada em Matemática Aplicada e Mestre em Engenharia Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, procura viver com a música a seu lado e a alegrar os seus dias. Atualmente frequenta aulas de canto na Escola de Música da Vila em Vila de Conde, participou num workshop de Clown em 2012 (com Hugo Vieira) e integrou o do Maus Hábitos – projeto Poesias Sonoras e Fado em Tempo Real em 2012.

Ricardo Canedo

Entra para Escola de Jazz do Porto em 1988, tendo participado em diversos projectos (Punk-Rock) como baterista, até 1995. Desde então, como autodidata, dedica-se à percussão, (djambé, darbuka, metais e objectos), explorando a improvisação e colaborando com outros músicos. Desde o ano 2000 dedica-se a vários projectos solitários (electrónica, percussão, teclados, sampler e guitarra) continuando a colaborar com outros músicos, cria em 2007 a netlabel Electro Rucini. Inicia em 2015 a aprendizagem de percussão tradicional (caixa de guerra ou caixa de rufo) sob a orientação do Mestre Alexandre Meirinhos (Galandum Galundaina).

Nuno Choupina

Concluiu o ensino secundário em 2010. Atualmente estuda Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Começou o estudo de Gaita de foles em 2003 com María Xosé López no complexo municipal da Casa do Alto, na Maia, durante 2 anos. Em 2010 teve aulas com Ricardo Coelho (Pé na Terra, Criatura…), no Contagiarte. Participou em workshops ligados à gaita de foles no evento Palheta Bendita, em Santo Tirso, em 2010 e 2014. Frequentou também uma oficina de ornamentação em 2016, lecionada por Ana Pereira. Em julho de 2016, a convite de Ricardo Coelho, sobe ao palco da sala Suggia da Casa da Música onde toca gaita de foles no Sonópolis, o concerto final do XI Curso de Formação de Animadores Musicais.

Susana Paiva

Inicia o seu percurso artístico no teatro em 1999 no TeatrUBI – Teatro Universitário da Beira Interior, na Covilhã, onde exerceu funções de atriz, cenógrafa, figurinista, tornando-se diretora do grupo em 2002. A sua formação académica é realizada na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde faz Licenciatura em Teatro – Interpretação, Mestrado em Encenação – Interpretação e Pós-graduação em Teatro e Comunidade. Tem aulas de voz e música com João Loio.

​Tem formação musical desde criança e ingressa no estudo da gaita-de-foles, com Ricardo Coelho (Pé na Terra, Criatura, …), em 2010 no Contagiarte. Frequenta uma oficina de ornamentação em 2016, lecionada por Ana Pereira e várias outras ministradas pelo construtor de gaitas de foles da Sons da Música, Victor Félix (Roncos do Diabo).

Licenciada e Mestre em Psicologia, tem vindo a apostar na formação artística paralelamente ao trabalho ligado à área da Educação.

Em 2012 iniciou aulas regulares de teatro na companhia Napalm_ctdca, onde frequentou também aulas regulares de dança contemporânea. Frequentou diversas oficinas e workshops ligadas a distintas áreas artísticas, entre as quais de Story Telling (por Fátima Pereira, Pedro Górgia); Clown (por Pedro Fabião, Rodrigo Malvar), Teatro do Oprimido (por Hugo Cruz, Inês Barbosa); Escrita Criativa (por Pedro Chagas Freitas); Percussão Alternativa e Percussão Corporal (por Tiago Oliveira, Marcus Vieira, Marcelo Serralva); entre outros.

Concluiu no corrente ano a Pós Graduação em Teatro e Comunidade (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo) e frequentou o Curso de Produção e Gestão nas Artes Performativas (Gestão dos Direitos dos Artistas).

Actualmente está envolvida num Projecto Piloto de Educação pela Arte e mantém as suas funções de Gestora e Coordenadora Pedagógica de um Centro de Estudos, onde promove conjuntamente actividades artísticas e de animação. Frequenta o Laboratório Teatral na Napalm_ctdca, companhia com a qual também colabora enquanto Produtora Artística.

Nasceu no Porto em Abril de 1980. Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desenvolveu em paralelo a sua formação artística. Em 2000 integrou as Oficinas de Teatro da Maia, sob a direção do Teatro Art’imagem, onde trabalhou com António Júlio (teatro cómico e dramático), Tó Maia (tragédia grega), Pedro Correia (Artes circenses), Sérgio Cardoso (Clown) e Radar 360º (teatro de rua), entre outros. Mais tarde integrou várias animações como intérprete e criativa do Teatro Art’imagem num formato de animação teatral que vai desde o teatro físico à pantomima e ao clown. Após a participação em diferentes workshops e formações clown com diferentes palhaços não só nacionais, em 2010 decide integrar no Clown Laboratori Porto, uma plataforma de formação, criação e experimentação de técnicas clown, colaborando em diferentes eventos e espetáculos. Neste projeto trabalhou com Jorge Rosado, Rodrigo Malvar, Luciano Amarelo, Radar 360º e Pedro Fabião.

Em 2010 o seu interesse pela música tradicional levou-a a integrar em aulas de Gaita de fole com Ricardo Coelho, com quem aprendeu durante 5 anos de formação. Fundou em 2011 o grupo de música tradicional “Gaita Borralheira”, onde toca gaita de fole galega e transmontana. Em 2014, a convite do Ricardo Coelho, integrou no grupo “Gaiteiros do Marão” com várias atuações de rua e palco. Participou ainda em várias oficinas de gaita de fole com diversos gaiteiros nacionais e galegos como Ricardo Santos, Henrique Henriques, Ana Pereira, Pablo Carpintero, entre outros. Já em 2016 estreou-se no grupo “Zanganitos”, num formato de espetáculo de palco, onde atua como instrumentista de gaita de fole, percussão e voz. Faz parte do projeto de percussão brasileira Batucada Radical, sob a orientação de Jorge Porto.

A LUA COMEÇA A SER REAL © Dream Metaphor 2004 - 2017